quinta-feira, 20 de maio de 2010

D. Dochinha. A Protagonista.


Alexandrina Dayrell, a D. Dochinha não é setelagoana, mas desde 1951 mora na cidade e já fez muito por ela. Esta mulher de fibra, viúva desde 1972 não se intimidou com os percalços da vida. Ao perder seu marido o Sr. Geraldo Dayrell, ela assumiu os negócios da família enfrentando diversas dificuldades econômicas e sociais, sua vida se confunde com sua obra.
Esta mãezona, já aposentada ao ver todos seus filhos criados e independentes resolveu que era preciso fazer algo a mais pela sociedade. Especializou-se, aprendeu Yoga, conheceu diversas pessoas e adquiriu experiências, principalmente relacionadas à alimentação saudável, alternativa e como se ter uma saúde preventiva. Seu objetivo: Desenvolver um trabalho diferenciado com senhoras da terceira idade.
Para colocar seu sonho em prática, em sua própria casa separou uma pequena sala para ensinar Yoga, priorizando seu trabalho com senhoras idosas e estimulando-as a se alimentarem e exercitarem adequadamente.
Assim há 24 anos surgiu o Grupo Convivência, que se preocupa com as questões sociais do idoso e com o isolamento social dos mais velhos. E além do yoga as senhoras passaram a ter diversas experiências. Na história do Grupo estão muitas ações. Elas já produziram balas de mel, doces caseiros, temperos, reciclaram papel entre tantas outras.
O crescimento inesperado levou o Grupo a se organizar como entidade filantrópica. E D. Dochinha já correu o mundo em nome do Grupo de Convivência. Participou de eventos angariando parceiros que viabilizaram recursos para a construção da sede própria do grupo.
Hoje, as idosas de D. Dochinha têm uma agenda lotada. São bastante ativas e além dos artesanatos e do yoga que perduraram ao longo do tempo, hoje elas praticam hidroginástica, danças variadas (inclusive a dança do ventre) fazem fisioterapia, e participam de quase todos os eventos culturais de Sete Lagoas e com muita disposição e entusiasmo!
D. Dochinha fica diariamente no Restaurante “Vida Saudável” – um dos mantenedores do Grupo, também pratica aulas de canto, toca instrumentos musicais e sempre que pode participa dos eventos do Grupo. Talvez por isso, ela seja uma incógnita para os especialistas. Diferente do esperado pela doença, ela não apresenta pioras em seu quadro. Ao alto de seus 94 anos D. Dochinha venceu muitos prêmios importantes no cenário nacional, como o “Talentos da Maturidade” e “Gente que faz”, mas diz esplendorosamente ter ganhado o melhor dos prêmios: A construção de tantas amizades e a alegria de ver tanta gente feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário